Coopavel vai utilizar drones para melhorar assistência técnica rural

​Dezesseis agrônomos da Coopavel participaram de um curso sobre Geração e processamento de imagens aéreas por drones ou satélites

29.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
Show Rural Coopavel Imprensa

Dezesseis agrônomos da Coopavel acabam de participar de um curso sobre Geração e processamento de imagens aéreas por drones ou satélites. O treinamento foi organizado pelo NAP, o Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da FAG (Faculdade Assis Gurgacz) em parceria com o Sescoop/Paraná – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Os conteúdos foram reados pelo professor de pós-graduação Esmael Lopes.

O curso foi realizado em dois dias, com orientações práticas e teóricas. Tudo o que os agrônomos aprenderam foi colocado em prática em voos de campo para captura de imagens. Todo material coletado foi então processado e diagnosticado. Esmael informou como obter as melhores tomadas e como otimizar os voos realizados em áreas específicas.

O gerente de Filiais Oeste da Coopavel, Altair Garcia, informa que todo novo aprendizado é bem-vindo e necessário, principalmente quando trata de tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano das propriedades rurais. Os drones am a ser uma ferramenta de trabalho dos agrônomos da cooperativa, melhorando assim a assistência técnica garantida aos cooperados, conforme Altair.

De acordo com Esmael, o drone é uma ferramenta de apoio a mais aos agricultores e também para os profissionais da área técnica. “É uma nova tecnologia ao segmento, que oferece e incrível”. Esmael informa que há quatro anos sequer existia uma disciplina dedicada ao assunto nos cursos de Agronomia oferecidos por instituições de ensino superior do Oeste do Paraná. “Essa e outras novidades am a ser cada vez mais presentes e úteis ao cotidiano do agronegócio”, ressalta o professor.

Irreversível

Os agrônomos percebem a velocidade com que as novidades chegam e são levadas ao campo. E muitas delas am a ser determinantes, como o georreferenciamento e o acompanhamento das lavouras, segundo Altair. A Coopavel procura acompanhar todos os avanços de perto e já compra os primeiros drones para aprimorar sua atenção ao campo.

“Precisamos estar conectados ao novo. Acompanhar a evolução e oferecer aos cooperados a melhor informação e os melhores recursos para que possam produzir cada vez mais e melhor. A tecnologia é uma aliada fundamental e irreversível aos produtores rurais”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

O gerente da filial da cooperativa em Lindoeste, Ramon Aurélio dos Santos, um dos inscritos no curso de drones oferecido pelo NAP em parceria com o Sescoop. As informações obtidas pelos drones, aliadas com as imagens de satélite, formam um acervo amplo e robusto. “amos a ter em mãos dados valiosos e que ajudam muito a tomar decisões ainda mais assertivas. Os agrônomos ganham um impulso importante ao participar de capacitações como essa”, afirma Ramon.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

ar grupo whatsapp
Agritechnica 2025