Hormônio juvenil pode ser chave no controle do pulgão-do-algodoeiro
Estudo indica como sinalização hormonal interfere na morfologia e capacidade reprodutiva das fêmeas aladas de Aphis gossypii
Até o final desta semana, os três estados do Sul do país estarão em estado de atenção devido ao avanço de uma frente fria e de uma intensa massa de ar frio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Áreas de instabilidade deverão causar chuvas com volumes significativos, que se iniciam nesta segunda-feira (26) em diversas partes do Rio Grande do Sul, com possibilidade de queda de granizo.
Com o avanço da frente fria no estado gaúcho amanhã (27), a Região da Campanha e o noroeste do estado poderão registrar tempestades severas. A previsão é que, nos próximos dias, os volumes de chuva sejam significativos, no sentido de oeste a leste, principalmente na área centro-sul do estado, abrangendo ainda a Região Metropolitana de Porto Alegre na quinta-feira (29).
No decorrer da próxima quarta-feira (28), uma massa de ar frio entra pelo oeste dos três estados, baixando as temperaturas de forma significativa e promovendo uma onda de frio com temperaturas próximas de zero grau. Uma geada mais forte e ampla é prevista para a sexta-feira (30), principalmente na serra e no norte do Rio Grande do Sul, com maior intensidade entre Santa Catarina e o Paraná.
O avanço dessa intensa massa de ar frio pelo Brasil ocasionará, ainda, declínio acentuado de temperatura entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30) em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e de Goiás, no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
Em Cuiabá (MT), a previsão indica um declínio de 13°C na temperatura máxima entre a terça-feira (27) e a quinta-feira (29), ando de 34°C para 21°C nos períodos mais quentes do dia.
Este será o primeiro episódio de friagem em 2025, quando uma massa de ar frio atinge a Região Norte do Brasil.
A chance de nevar em áreas pontuais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná não está descartada. Entre o final da quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29), há previsão de neve na serra gaúcha e na serra do sudoeste do estado; na serra de Santa Catarina; no Planalto Norte de Santa Catarina, chegando até o sul do Paraná, onde a neve poderá ter maior probabilidade.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura