A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou nesta quinta-feira (28), em Brasília, a nova versão do sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro, o AgroStat Brasil. As mudanças incluem um visual mais moderno, maior agilidade nas consultas, pesquisa por portos de embarque e desembarque no Brasil e dispensa o cadastro de usuários. A apresentação teve a participação de jornalistas, representantes do setor privado e servidores do ministério.
“O comércio exterior é muito importante para a economia brasileira. É uma grande força que temos e precisamos cada vez mais acompanhar os dados estatísticos das exportações e das importações. Precisamos ter as ferramentas mais modernas e possibilitar a busca de dados mais eficiente e mais ágil sobre as negociações internacionais, ” salientou a secretária da Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo.
Segundo o coordenador-geral do AgroStat , Gustavo Cupertino, o Brasil é uma potência exportadora e a demanda é maior nas vendas externas: “Os itens mais procurados são a soja (grãos, farelo e óleo), as carnes (bovina, de aves e suína) e os produtos florestais (celulose, papel e madeiras). O principal destino é a China."
O sistema facilita a pesquisa do usuário porque agrega produtos em agrupamentos específicos. “Trabalhamos com dois tipos de agrupamento, um mais amplo, que inclui produtos agropecuários e alguns agroindustriais, e o outro, mais resumido, só contempla os produtos agropecuários, ” destacou Tatiana Palermo.
De acordo com o coordenador-geral do AgroStat, a plataforma é auto-explicativa. No site, há perguntas e respostas frequentes.
“Acredito que o usuário vai ter mais facilidade de o às informações estatísticas. Ele acrescenta que os agrupamentos estão divididos de acordo com os setores. Com um click, você a os desdobramentos em divisões menores até chegar ao dado bruto, como é apresentado no Alice (Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior/MDIC)”, disse Cupertino.
O AgroStat reúne 436 produtos no agrupamento agronegócio. Os dados são atualizados até o décimo dia de cada mês. As consultas podem ser feitas por valores em dólares e volume com visões por produtos ou por origem/destino (blocos e regiões geográficas, países, unidades da federação e portos). A ferramenta é destinada a toda a sociedade, empresas públicas e privadas, jornalistas, estudantes e cidadãos interessados no comércio internacional.
O o pode ser feito no endereço eletrônico: http://agrostat.agricultura.gov.br.
Para tirar dúvidas sobre o manuseio do AgroStat o usuário poderá escrever para o e-mail [email protected].