Peptídeos PHC são destaque em Encontro Técnico de Soja

Os peptídeos elicitores de origem microbiológica são considerados como a quarta geração de produtos microbiológicos

22.05.2025 | 17:53 (UTC -3)
Augusto Silvestre

A Plant Health Care (PHC), empresa global pertencente ao grupo P.I. Industries e referência em soluções sustentáveis para proteção e bioestimulação de cultivos, marcou presença no 25º Encontro Técnico de Soja da Fundação MT, realizado entre os dias 13 e 15 de maio na Fatec/Senai, em Cuiabá (MT). O evento, um dos mais tradicionais e técnicos do calendário agro brasileiro, foi palco da apresentação de resultados de campo que evidenciam a eficácia de Teikko, novo nematicida bioquímico desenvolvido com a tecnologia PREtec.

Durante o “Alternativas para Conviver com os Fitonematoides em um Novo Cenário de Produção”, duas renomadas pesquisadoras trouxeram dados consistentes que reforçam o desempenho agronômico da solução. A Dra. Rosângela Silva, da Fundação Mato Grosso, apresentou ganhos de produtividade expressivos nos ensaios conduzidos com Teikko na safra 2023/24: em Itiquira (MT), área com nematoide das lesões radiculares Pratylenchus brachyurus, nematoide espiralado Helicotylenchus spp. e nematoide reniforme Rotylenchulus reniformis, os incrementos chegaram a 3,5 sacos/ha; já em Sapezal (MT), área com nematoide das lesões radiculares P. brachyurus e nematoide dos cistos Heterodera glycines, os aumentos variaram de 1,7 a 2,6 sacos/ha, em comparação a outros bionematicidas.

Complementando o , a professora Dra. Cláudia Dias Arieira, da Universidade Estadual de Maringá, destacou o papel inovador dos efetores bioquímicos como a proteína Harpin — base da tecnologia PREtec da PHC — no controle de nematoides. A pesquisadora apresentou ainda um estudo em casa de vegetação conduzido em parceria com a Araucária Soluções Agronômicas, em Maringá (PR), onde Teikko demonstrou eficiência no controle de nematoide-das-galhas Meloidogyne javanica em doses de 60 e 90 μg/semente, reforçando sua ação frente a diferentes espécies de nematoides.

Segundo Ferdinando Silva, Head de Pesquisa e Desenvolvimento da PHC, “o diferencial de Teikko, a quarta geração de produtos microbiológicos,  está em sua capacidade de ativar as defesas naturais da planta via expressão gênica seletiva, atuando com precisão contra microrganismos nocivos e contribuindo para uma lavoura mais saudável, produtiva e resiliente.

Fruto de mais de 10 anos de investimento em P&D, a tecnologia PREtec permite o desenvolvimento de produtos à base de proteínas elicitoras naturais (peptídeos), livres de resíduos e totalmente compatíveis com os manejos convencionais. Os peptídeos elicitores de origem microbiológica são considerados como a quarta geração de produtos microbiológicos. Teikko pode ser aplicado no tratamento de sementes, com efeito duradouro e estável mesmo em condições climáticas adversas, sem comprometer a eficácia de outros insumos químicos ou biológicos.

Desde 2015 no Brasil, a PHC vem ampliando sua contribuição para o avanço do agronegócio nacional com tecnologias regenerativas que integram produtividade, sustentabilidade e segurança alimentar. Para a empresa, participar de eventos como o da Fundação MT é uma oportunidade estratégica de fomentar o intercâmbio técnico e impulsionar a adoção de ferramentas modernas e eficazes para o enfrentamento de desafios como o manejo de fitonematoides.

“A participação ativa da indústria e da ciência é fundamental para garantir a evolução da agricultura. A cada edição, buscamos entregar ao produtor rural ferramentas mais precisas e sustentáveis”, destacou Romão Viana, diretor-presidente da Fundação Mato Grosso, na cerimônia de encerramento do evento.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

ar grupo whatsapp
Agritechnica 2025