Publicação traz desempenho das principais cultivares de trigo na safra 2018 em diferentes locais do RS

Revista com informações sobre experimentos realizados em parceria pela Fundação Pró-Sementes e pelo Sistema Farsul será lançada na Expodireto Cotrijal 2019

06.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Marianna Rebelatto

No dia 13 de março de 2019, a Fundação Pró-Sementes e o Sistema Farsul realizarão o lançamento da Revista ECR Trigo RS 2018/2018. O evento acontece durante o Fórum do Trigo, dentro da programação oficial da Expodireto Cotrijal. A publicação, de distribuição gratuita, traz o desempenho das 34 principais cultivares de trigo em seis locais do Rio Grande do Sul (Cachoeira do Sul, Cruz Alta, o Fundo, Santo Augusto, São Luiz Gonzaga, Vacaria). Partindo do princípio de que uma boa colheita começa com a escolha correta da semente, o principal objetivo do Ensaio de Cultivares em Rede (ECR) é auxiliar na escolha da cultivar a ser semeada pelos agricultores na safra seguinte.

Os experimentos foram conduzidos de maneira uniforme nos locais selecionados, oferecendo ao produtor rural e à assistência técnica informações idôneas sobre as principais cultivares indicadas para cada região. São apresentados dados como ciclo em dias, rendimento em kg/ha e em sacos/ha, além de pH e percentual de rendimento de cada cultivar sobre a média da região.

De acordo com a engenheira agrônoma coordenadora da unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Sementes, Kassiana Kehl, os melhores resultados na safra 2018/2018 foram obtidos na região norte do estado, especialmente em Vacaria, Cruz Alta e em o Fundo, onde o clima foi mais favorável ao desenvolvimento da cultura. Por outro lado, as condições climáticas prejudicaram o desenvolvimento em locais como Cachoeira do Sul, São Luiz Gonzaga e Santo Augusto, que registraram altos volumes de chuva. “Não foram registradas geadas fortes e as temperaturas foram mais amenas que o normal em muitas regiões”, comenta a coordenadora da pesquisa.

“Acredito que o agricultor gaúcho deve apostar no trigo, tendo consciência de que teremos anos bons e outros nem tão favoráveis ao seu cultivo”, pondera Kassiana Kehl. Segundo a engenheira agrônoma, a cultura se encaixa muito bem no sistema de produção do sul do país, deixando uma boa quantidade de palha na superfície do solo e a disponibilização de nutrientes para as culturas de verão, como a soja.

Sobre os Ensaios de Cultivares em Rede (ECR)

Desde 2008, a Fundação Pró-Sementes realiza ensaios com as cultivares de trigo e soja registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e indicadas pelo Zoneamento Agrícola de risco climático. Os experimentos são realizados em locais definidos, respeitando diferenças climáticas e de altitude, de acordo com o proposto no zoneamento.

Até a safra de verão 2014/2015, os ECRs foram realizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O trabalho nos demais estados foi interrompido devido à falta de e financeiro nestes locais.

 

Lançamento da Revista ECR Trigo RS 2018/2018

Data: 13 de março de 2019 

Programação: 

15:15 – Fórum do Trigo 

17:00 - Palestra: Resultados de desempenho de trigo safra 2018 – Kassiana Kehl – Coordenadora da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Pró-Sementes 

Local: Auditório Central – Parque de Eventos da Expodireto Cotrijal – Não-Me-Toque (RS) 

Investimento: Evento gratuito

 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

ar grupo whatsapp
Agritechnica 2025