Helm do Brasil recebe Rally Mulheres do Agro
Iniciativa, apoiada pela Helm busca reforçar o papel da mulher no agronegócio, que tem crescido nos últimos anos
De 10 a 15 de fevereiro, a Bayer realiza a Expedição Fox Xpro, que reunirá diversos especialistas para trocar informações e discutir estratégias de prevenção das principais doenças que afetam a cultura da soja. Durante a expedição, os experts irão visitar a Fundação ABC, uma das mais renomadas instituições de pesquisa do Brasil, que está localizada em Ponta Grossa (PR), além de campos experimentais nos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em todas as localidades, os pesquisadores terão a chance de conhecer diferentes tipos de manejo e de testes para o controle de problemas como: ferrugem asiática, mancha-alvo, antracnose, mofo branco, oídio, mancha-parda e cercosporiose.
O objetivo dos encontros é mostrar in loco a performance das tecnologias disponíveis hoje em dia e apresentar o manejo inteligente como forma de potencializar seu principal benefício: o aumento de produtividade. Desta maneira, os pesquisadores poderão fazer comparativos entre as lavouras que utilizaram o fungicida Fox Xpro e as áreas testemunhas, que foram tratadas com outros produtos disponíveis no mercado.
Desenvolvido pela Bayer a partir de pesquisa conjunta entre Brasil e Alemanha, a formulação de Fox Xpro possui três ingredientes ativos - Trifloxistrobina, Protioconazol e Bixafem, a nova carboxamida exclusiva da empresa - que possibilitam ação tríplice nas principais doenças que atingem o cultivo.
A fórmula atua nas diferentes fases do ciclo de vida do fungo e proporciona mais sanidade das plantas. Dessa forma, a lavoura apresenta folhas mais sadias e verdes, o que poderá proporcionar maior potencial produtivo.
O fungicida também possui uma formulação com a tecnologia Leafshield, que auxilia a distribuição do produto na folha de forma rápida, tornando a pulverização mais eficaz.
"O fungicida Fox Xpro traz maior proteção à planta, manejo conduzido com excelência, produtividade com qualidade e sustentabilidade ao negócio do cliente e, consequentemente, à agricultura. Hoje, sem dúvida, ele representa um novo patamar de fungicidas no mercado brasileiro e os números da última safra comprovam esse desempenho", reforça Cecília Melo, gerente de Lançamento de Produtos da Bayer e responsável pela Expedição Fox Xpro. Nas 2.829 áreas com venda assistida do produto na safra 18/19 o resultado* foi de 80% de vitória com uma média de 3 sacas a mais por hectare no comparativo com o tratamento padrão do produtor.
"É muito importante para a Bayer ser reconhecida como uma empresa que além de oferecer soluções para o agricultor, dá e para a equipe de campo e valoriza o trabalho de profissionais altamente qualificados que nos ajudam a levar a inovação para o campo. Por isso, para essa expedição, fizemos questão de reunir alguns dos melhores experts do setor e das instituições mais renomadas, porque são eles que nos dão o respaldo para obtermos as melhores recomendações para as nossas tecnologias", explica.
Confira abaixo o roteiro da Expedição Fox Xpro:
Visita a Fundação ABC - instituição de pesquisa agropecuária privada, mantida pelos cooperados das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. Além de visita a campo, onde será possível ver ensaios que demonstram o controle em uma região com forte pressão de oídio da soja.
Visita à fazenda com campos experimentais da Fitolab, para análise do manejo de doenças como mancha-alvo, mancha parda (também conhecida na região como septória) e ferrugem asiática.
Ainda no Centro-Oeste, visitaremos o Instituto Phytus, onde serão observados ensaios principalmente para o controle de mofo-branco na cultura da soja. Além dos experts convidados pela Bayer para a expedição, haverá a participação também dos especialistas do projeto União dos Agrônomos Independentes (UIA), um programa de assistência para instruir produtores com foco em um manejo diferenciado.
Nesta região, será realizada uma visita a uma lavoura experimental da Juliagro, onde poderemos avaliar a incidência de mancha-alvo, mancha parda e ferrugem asiática.
O último ponto de visitação será no Rio Grande do Sul, na área do Prof. Dr. Carlos Forcelini. O estado é o que tem o plantio mais tardio e teve mudanças no manejo deste ano em função da estiagem.
Recentemente, a Bayer lançou a websérie "Evolução da confiança" que conta o que cinco sojicultores de diferentes regiões do Brasil estão fazendo para produzir mais e melhor. Nos episódios, é possível acompanhar os desafios diários de Fernanda Falcão, de o Fundo (RS), Márcia Tozato, de Londrina (PR), Julio César Pereira, de Uberlândia (MG), Douglas Di Domenico, de Luís Eduardo Magalhães (BA) e Jonathan Lazaroto, de Lucas do Rio Verde (MT), para conseguir uma lavoura limpa, livre de pragas e doenças.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura